segunda-feira, 21 de junho de 2010

MANIFESTO EM PROL DA CLASSE ESTUDANTIL UEMIANA


MANIFESTO EM PROL DA CLASSE ESTUDANTIL UEMIANA

"Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez"
(Proclamação insurrecional da Junta Tuitiva na cidade de La Paz, 16/07/1809)

Atualmente questionam-se arduamente as ações da atual gestão do DCE Josias Morais, a intitulada gestão Nheengatu. Historicamente o DCE deste Centro, tem se mostrado efetivo em lutas concretas e sempre afirmando sua posição em favor da classe estudantil uemiana, e que ainda hoje recebem elogios de todos os segmentos da universidade. Ainda persistem grupos e pessoas que brigam pela classe estudantil da UEMA, e dentre estes não está a atual gestão do DCE.
Diferentemente de gestões anteriores, a apatia e a subserviência tornaram-se as principais bandeiras estudantis da atual gestão. Em momentos cruciais para a classe estudantil e para a UEMA, esta não vem defendendo os interesses da classe e nem a representando, cabe citarmos três exemplos: 1. Eleições para representação estudantil nos órgãos colegiados (Conselho Universitário – CONSUN; Conselho de Administração – CAD; Conselho de Pesquisa – CEP; Conselhos de Centro; Assembleias Departamentais e; Colegiados de Curso) – velha reivindicação dos estudantes, a representação estudantil com direito a voz e voto nesses órgãos é prevista em estatuto e há muito não existe, sendo de extrema importância para as reivindicações da classe, e pode ser onde poderíamos resolver diversos problemas da universidade. O DCE não divulgou, não provocou debates e muito menos se articulou para colocar candidatos aos mesmos; 2. Eleições para Reitoria, Direção de Centro, Chefes de Departamentos e Direção de Cursos – Até então não há nenhuma discussão sobre representantes da classe estudantil concorrendo aos cargos, como na última eleição, em que o DCE, representando os anseios dos estudantes, alguns professores e alguns servidores criamos a chapa “AUTONOMIA E LUTA!” e conseguimos eleger o atual diretor do Centro e alcançamos outros resultados expressivos, como um 2º lugar para reitoria; 3. E cadê a luta pelas velhas e sempre atuais reivindicações: Autonomia da UEMA! Mais Livros Para a Biblioteca! Estruturação e Adequação do Auditório! Mais Qualidade Para Educação! Mais Professores! Laboratórios! Entre outras?
Mas o fato é que não é apenas a falta de ações, mas coisas diversas que também preocupam. E também chegam a nossos ouvidos questões mais absurdas e que merecem considerações e reflexões. Pessoas da gestão que conhecem a atual situação interna e externa da mesma estão se afastando e manifestando sua indignação. Denúncias e comentários são freqüentes. Coisas que até dá vontade de rir. Alguém poderia explicar, o porque o DCE ter que pagar R$ 100,00 para uma pessoa que é da própria gestão para ensaiar a quadrilha? Mesmo quando a própria pessoa é a principal organizadora do Arraiá da UEMA? Sempre pregamos a militância solidária e voluntária, senhores. O DCE não é uma empresa, ou não deveria ser. Se for, nos mostrem onde isso está no estatuto que rege a entidade, se é que já o leram. Talvez os senhores Delano e Sidrônio ou a Sra. Karilene possam nos responder.
Precisamos de um DCE Livre e Atuante, que esteja ao lado de todos os estudantes e defendendo seus direitos, não só de ter a carteira estudantil (até isso está difícil, ninguém os vê na sede e nem em lugar nenhum), mas também de ter uma educação pública gratuita e de qualidade!!
Diante do exposto, convidamos todos os estudantes deste centro a mostrarem sua indignação e assinar uma Carta Convocatória para uma ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, em que discutiremos a destituição da atual gestão, cobraremos a prestação de contas da mesma (já que só se vê dindim saindo e as notas sendo enfiadas sei lá aonde e não vemos nada que justifique os gastos) e convocaremos novas eleições. A Carta Convocatória estará circulando pelo CESI/UEMA.

Vamos em frente POR UM DCE LIVRE E ATUANTE!!! UM DCE QUE DEFENDA E ATUE EM PROL DA CLASSE ESTUDANTIL E DA UNIVERSIDADE!!!
Assinam este manifesto,

Coletivo FEL - Frente Estudantil de Libertação
Centro Acadêmico de Biologia
Centro Acadêmico de Química
Centro Acadêmico de Geografia

“A universidade deve ser flexível, pintar-se de negro, de mulato, de camponês, de operário, ou então ficar sem portas e o povo invadirá a universidade e a pintará com as cores que quiser.”
(Che Guevara)

Nenhum comentário: