sexta-feira, 21 de maio de 2010

MEC Fará “Enem do Professor”



Primeiro exame para professores de redes estadual e municipal irá ocorrer em 2011; objetivo é substituir concursos públicos

O Ministério da Educação (MEC) vai fazer, a partir de 2011, um exame nacional que servirá de base para a seleção de professores de redes públicas municipais e estaduais em todo o país. O “Enem do professor”, que leva o nome oficial de Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, irá seguir a metodologia do novo Exame Na­­cional do Ensino Médio (Enem). Cada secretaria de Educação terá autonomia para escolher se usará as notas do exame para a contratação de seus docentes – a de Curitiba já descartou a ideia.
De acordo com a coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do Inep, Gabriela Mariconi, a ideia é qualificar o ingresso dos professores. Num primeiro momento a avaliação será aplicada para professores das séries iniciais do ensino fundamental e da educação infantil. “Não se trata de um concurso unificado. Cada estado e município contará com a nota do exame para substituir a nota de uma prova própria ou como uma das fases de seu concurso”, afirmou Gabriela, em entrevista por e-mail.
Para colocar o novo exame em ação, uma equipe técnica do Inep fez um estudo sobre conhecimentos, habilidades e atitudes que um bom professor deve ter.(palhaçada só pode!!!) A pesquisa foi baseada em diversos países com bom desempenho educacional e que definiram padrões nacionais para os docentes. Um documento com os referenciais para a elaboração da matriz do Exame foi colocado ontem na página do Inep na internet (www.inep.gov.br) e ficará aberto para críticas e sugestões por 45 dias.
Repercussão
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, e a presidente do Conselho Nacional de Secre­tários (Consed) e secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, disseram que não foram consultados pelo MEC sobre o assunto. Já o presidente da Confe­deração Nacional dos Trabalha­dores em Educação, Roberto Leão, ressalta que o tempo para debater a implantação de um concurso deste porte é muito curto. Para a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, o exame pode ser importante para estabelecer um processo de ingresso por concurso nas redes públicas de ensino. “Pode ser um passo para a unificação das carreiras de magistério em todo o país”, afirma.
Na opinião da secretária municipal de Educação de Curitiba, Eleonora Fruet, a contratação de professores é uma questão estratégica. Ela ressalta que nos países com melhor avaliação no Pro­grama Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) os fatores de entrada são fundamentais, e explica que desde o ano passado a prefeitura faz um concurso público rigoroso. “Ainda não recebemos a proposta, mas não gostaríamos de abrir mão do rigor na contratação”, ressalta.


Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=1004963&tit=MEC-fara-Enem-do-professor

Nenhum comentário: